FANDOM

The Three Caballeros (Você já foi à Bahia? no Brasil e A Caixinha de Surpresas em Portugal) é um filme estadunidense de animação produzido pela Disney em 1944. É o sétimo filme de animação dos estúdios Disney, sendo dirigido por Norman Ferguson. Clyde Geronimi, Jack Kinney e Bill Roberts atuaram como diretores de sequencias.

O filme leva a uma aventura pela América Latina combinando live-action com animação e possui uma série de segmentos estrelando Pato Donald abrindo presentes de aniversário de seus amigos latino-americanos.

Você Já Foi à Bahia.jpg

A música da parte mexicana foi escrita pelo compositor mexicano Manuel Esperón, que escreveu músicas para quase 540 filmes na Era de Ouro do Cinema Mexicano. Walt Disney, depois de ver seu sucesso em filmes mexicanos, o chamou pessoalmente para participar de The Three Caballeros. A música principal da parte mexicana é "Ay, Jalisco, no te rajes!", uma das canções mais famosas de Esperon.

Segmentos do filmeEditar

Este filme possui sete segmentos com um tema central: presentes de aniversário dados a Pato Donald pelos seus amigos latino-americanos.

O Pinguim Friorento

Um pinguim chamado Polo, está descontente com as condições de frio do Pólo Sul e decide ir para terras mais quentes.

O Burrico Voador

É a aventura de um menino da Argentina e seu jumento voador.

Bahia

É a viagem em um livro perfurando Salvador da Bahia, a antiga capital do Brasil, onde o Pato Donald e José Carioca conhecer os locais, dança e Donald se apaixona pela cantora Aurora Miranda, em tempo Os Quindins de yaya.

Las Posadas

É a história de um grupo de crianças mexicanas que celebravam véspera de Natal, em procissão, retomando a viagem de Maria e José em busca de um lugar para passar a noite e ir de casa em casa até que alguém fornece hospício e resultados um festival que inclui, entre outras coisas, quebrando a piñata.

Mexico: Pátzcuaro, Vera Cruz e Acapulco

Panchito dá uma turnê do México para Donald e José em um poncho voar. Muitas danças e canções são conhecidas enquanto Donald perde o controle por querer conquistar cada mulher que ele vê.

You Belong To My Heart

É a combinação de que famosa canção cantada em Inglês por Dora Luz do céu noturno da Cidade do México como pano de fundo.

Donald's Surreal Reverie

É o culminar de Donald romântico para receber vários beijos. As mudanças de cena com zandunga, Tehuantepec canção típica com Carmen Molina e finalmente Jesusita en Chihuahua, canção mexicana típico revolucionário em uma cena que combina ação real ação ao vivo e animação novamente com Carmen Molina levando um regimento de cacto bailantes. De repente, um novo cenário se apresenta com Panchito, José Carioca e Donald um touro bravo tem que lidar.

MúsicaEditar

A trilha sonora do filme é composta por músicas de Ary Barroso, como Os Quindins de Yayá e Na baixa do sapateiro e Dorival Caymmi, como Você já foi à Bahia? (cantada por Zé Carioca).

LançamentoEditar

O filme teve sua premiere na Cidade do México em 21 de Dezembro de 1944, sendo lançado nos EUA em 3 de Fevereiro de 1945, no Brasil em 4 de Fevereiro de 1945 e em Portugal dia 24 de Dezembro do mesmo ano. The Three Caballeros foi re-lançado nas salas norte-americanas em Abril de 1977.

Em 1982 foram lançados os primeiros VHS e Betamax do filme. Pela coleção Disney Classic Collection outro VHS foi lançado em 1991, seguido de outro lançamento com VHS e Laserdisc em Outubro de 1994.

O primeiro DVD do longa foi lançado em Abril de 2000, outro DVD também foi lançado em 2008 pela coleção Classic Caballeros.

Prêmios e indicaçõesEditar

  • Oscar 1946 (EUA)

O filme recebeu duas indicações, nas categorias de melhor trilha sonora e melhor mixagem de som.

ElencoEditar

  • Pato Donald .... Clarence Nash
  • Zé Carioca .... José Oliveira
  • Panchito .... Joaquin Garay
  • Garota brasileira .... Aurora Miranda
  • Garota mexicana .... Carmen Molina
  • Menina do México .... Dora Luz
  • Narrador .... Aloysio de Oliveira

Também no FANDOM

Wiki aleatória