FANDOM

Disney Princesas, (Disney Princess, na marca original) também conhecida como Disney Princesa é uma franquia que pertence a Walt Disney Company, composta por 10 personagens femininas de 10 diferentes filmes da Walt Disney Pictures, que são reais por nascimento, ou pelo casamento, ou então são consideradas princesas devido aos seus atos heroicos diante da realeza, ou então de um nível muito elevado em seu país / cidade. 1 As personagens da franquia tem variado muito desde sua criação. Atualmente é composta por: Branca de Neve, Cinderela, Aurora (também conhecida como Bela Adormecida), Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Fá Mulan, Tiana e Rapunzel. Foi anunciado que vai haver uma coroação oficial no mês de julho para a princesa Mérida do filme Valente , fazendo ela se juntar com as demais princesas da Disney, e sendo seguida por Anna de Frozen em 2014. 3 No próximo ano também haverá a estreia de um novo filme, com o título provisório de Labyrinth, que contará a história de uma princesa, que deve entrar para a franquia ainda no próximo ano.

A franquia é destaque em diversas séries de jogos de vídeo game. Além disso, a franquia inclui bonecos, castelos em miniatura, e outros brinquedos. As princesas também estão em diversos eventos na Disneylândia
NEW-Princess-Lineup-Rapunzel-disney-princess-13513453-1280-800.jpg
.

História e conceito Editar

No início de 2000, quando Andy Mooney foi contratado pela equipe da Disney Consumer Products para ajudar a combater a queda de vendas, a linha 'Disney Princesas' nasceu. Logo depois de entrar para a Disney, Mooney assistiu a um Disney On Ice. Enquanto esperava para entrar, ele se viu cercado de meninas vestidas como princesas. "Não eram produtos oficiais da Disney, eram produtos vendidos em lojas de fantasia" ele disse. Logo depois de perceber o quanto a ideia poderia dar certo, a franquia Disney Princesas se formou. 6 A própria Disney jamais imaginaria que um dia, seus filmes de princesa poderiam lucrar tanto. O primeiro filme produzido pela Disney deste gênero foi Branca de Neve e os Sete Anões, gerando alguns produtos e sendo o primeiro filme do estúdio, que foi praticamente responsável por lançar ele nos cinemas de todo o mundo. Walt Disney, por exemplo jamais poderia pensar que depois de 60 anos, uma franquia se criaria, e faria tanto sucesso, superando inclusive marcas como Ursinho Pooh e o mascote da empresa, o Mickey Mouse. Seis anos depois da criação da franquia, a Disney já tinha lucrado cerca de 100 milhões de dólares e atualmente, os produtos das princesas da Disney são vendidos em mais de 90 países, tendo recebido 3,4 bilhões de dólares desde seu lançamento.

Diversas princesas foram criadas pela Disney desde o lançamento do filme de Branca de Neve em 1937 nas telas dos cinemas, no entanto, só agora que elas foram trazidas
Sssssadsdwwrdkhjcimj.jpg
juntas, em um "guarda-chuva real" nomeado como Disney Princesas. Antes do lançamento da franquia, as princesas tinham perdido grande espaço na mídia, e se tornaram esquecidas pela maior parte das crianças, só sendo vistas em reexibições no cinema e relançamentos em DVD. No entanto, depois da criação da franquia em 1999, elas voltaram a brilhar em diversos produtos, se tornando personagens populares entre as meninas, com mercadorias baseadas na fantasia.

Andy Mooney deixou a empresa de produtos de esportes Nike Inc. para tornar-se o presidente da Disney Consumer Products. Depois de entrar na empresa, ele fez uma pesquisa, que informou que as meninas em suas brincadeiras sobre princesa, queriam exclusivamente ser uma princesa da Disney, principalmente as personagens Cinderela, Ariel e Branca de Neve. Assim, Mooney agrupou as principais donzelas da Disney - Ariel, Bela, Cinderela, Jasmine, Mulan, Pocahontas, Aurora, e Branca de Neve - sob a bandeira da Disney Princesas e começou a desenvolver filmes, música, livros e produtos criativos. Elas possuem até mesmo uma canção própria "Disney Princesa" para estimular o espírito de equipe das meninas. A inteligência de mercado tem sido a chave do sucesso da Disney Princesas.

As Princesas da Disney

Branca de Neve Editar

A história da Branca de Neve é uma das mais conhecidas. Era uma vez uma encantadora princesa chamada Branca de Neve, cuja madrasta má, a rainha, temia que um dia a beleza de Branca de Neve ultrapassasse a sua própria beleza. A rainha a vestia com trapos e a forçava a trabalhar como uma empregada. Um príncipe apaixonou-se por ela, deixando a invejosa rainha furiosa. Já que era "a mais justa na terra", a rainha instruiu seu caçador a matar Branca de Neve. Ele não conseguiu fazer aquilo e deixou Branca de Neve fugir. Ela se refugiou na cabana dos Sete Anões, até que a rainha má descobriu que Branca de Neve ainda estava viva e transformou-se em uma velhinha feia para assassinar Branca de Neve com uma maçã envenenada e amaldiçoada.
Branca de neve.jpg
O plano da rainha obteve sucesso e Branca de Neve "morreu"; no entanto, poderia ser resgatada da morte pelo "primeiro beijo do amor verdadeiro". Cercada pelos anões e pelos amigos animais entristecidos em seu funeral, Branca de Neve foi salva pelo príncipe em seu cavalo branco. Branca de Neve, em si, é uma maravilha técnica. O papel foi desempenhado por Marjorie Belcher, de 18 anos, que interpretou para o filme por meio de gestos para que os animadores pudessem desenhar movimentos reais. Durante os primeiros estágios da produção para "Branca de Neve", Disney escreveu: "O desenvolvimento artístico de um desenho animado é notável. Fazemos nossas personagens sentirem emoções que há um ano parecia ser impossível conseguir com uma personagem de desenho animado. Suas expressões faciais e ações são trabalhadas com muito cuidado para se ter certeza de que não serão exagerados ao ponto de serem idiotas... é necessário que tudo pareça natural para ser eficiente. Dizem que algumas ações produzidas nos desenhos animados atuais são mais engraçadas do que qualquer coisa possível para um ser humano fazer".

Cinderela Editar

Como todos os contos de fadas clássicos, "Cinderela" de Walt Disney começa com "era uma vez". Um viúvo rico decidiu se casar com a senhora Tremaine, para que sua jovem filha pudesse apreciar um amor materno. Sua nova esposa, no entanto, se recusou a compartilhar suas poucas afeições com quem quer que fosse a não ser com suas filhas engraçadas e mesquinhas, Anastasia e Drizella. Quando o viúvo morreu, a madrasta malvada obrigou Cinderela a trabalhar para as três como empregada na cozinha. Sozinha, Cinderela fazia suas tarefas honradamente e era ajudada por alguns ratos e passarinhos, pelo cachorro Bruno e pelo cavalo Major, e tinha que espantar o hostil e mimado Lúcifer, o gato. A rotina de Cinderela foi interrompida quando ouviu a respeito de um baile real. O rei desejava que seu filho se casasse, então ordenou
Cinderela.jpg
ao grande duque que reunisse todas as mulheres adequadas que havia naquela terra. As competitivas irmãs "feias" trancaram Cinderela para melhorar suas chances de ganhar a mão do Príncipe Encantado em casamento. Ainda esperançosa, Cinderela e seus amigos animais montaram um bonito vestido com retalhos e com um dos vestidos velhos de sua mãe, mas o vestido foi cortado em pedacinhos pelas irmãs ciumentas. Rejeitada, Cinderela recebe a visita de sua fada madrinha, que num passe de mágica faz de seu vestido uma obra-prima, de uma abóbora uma linda carruagem; os ratos brancos transformam-se em cavalos e o cachorro, em lacaio. Mas Cinderela é avisada: o encanto mágico terminará à meia-noite. No baile, o Príncipe Encantando se apaixonou à primeira vista por Cinderela, apesar de sua identidade não ser revelada. Quando ele estava quase pedindo-a em casamento, o relógio bateu meia-noite e Cinderela fugiu, perdendo seu sapatinho de cristal. O príncipe encontrou seu sapatinho e, com o coração partido, jurou experimentá-lo em todos os pés do reinado até encontrar a garota a quem ele pertencia. Quando o Príncipe Encantado e o grão-duque real chegaram à casa de Cinderela, as malvadas irmãs tentaram escondê-la, mas elas não conseguiriam decifrar a charada. Cinderela apareceu, revelou o outro par do sapato e ganhou o coração do Príncipe.

Aurora Editar

O nome "verdadeiro" da Bela Adormecida é Aurora, nome escolhido por seus alegres pais reais por causa de seu cabelo da cor do nascer do sol. Seu pai, o rei Hubert, prometeu que ela se casaria um dia com o Príncipe Filipe, filho de um rei vizinho, para unir os dois reinados. Três boas fadas foram convidadas para a festa de celebração do nascimento de Aurora, menos a malvada Malévola, que surgiu amaldiçoando a princesa bebê a morrer depois de seu 16º aniversário ao picar seu dedo no fuso de uma roca. Para salvar sua vida, as boas fadas a esconderam e
Aurora.jpg
cuidaram dela secretamente sob o nome de Rosa em uma cabana na floresta. Sem conhecer sua herança real, Rosa cresceu sã e salva, porém sem companhias. Um dia, um lindo príncipe, que por acaso era o Príncipe Filipe, cavalgava entre as árvores próximas a Rosa. Eles se apaixonaram e planejaram se encontrar novamente naquela tarde. Infelizmente para a Bela Adormecida, aquela era a noite de seu 16º aniversário e as fadas estavam orientadas para devolvê-la a sua vida real no castelo, onde seria coroada princesa. Ela foi levada escondida, porém Malévola, ainda vingativa, a atraiu para subir uma escada em caracol que a conduziria para um quarto do castelo onde havia apenas uma roca. Aurora espetou seu dedo e caiu em um sono profundo. Apenas o beijo do amor verdadeiro de um príncipe a acordaria e asseguraria que eles viveriam felizes para sempre.

Ariel Editar

Ariel - a jovem sereia ruiva, filha mais nova do rei Tritão - era encantada com todas as coisas que pertenciam aos humanos. Contrariando a ordem de seu pai para manter-se longe do mundo humano, Ariel nadou para a superfície e resgatou Eric, o
Ariel.jpg
príncipe de seus sonhos, de uma enorme tempestade. Determinada a tornar-se humana e viver feliz para sempre com seu príncipe, aceitou fazer uma barganha com a inimiga de seu pai, Úrsula, a bruxa do mar. Trocou, então, sua linda voz por um par de pernas. Para ter sua voz de volta, Ariel precisava ganhar o amor do príncipe e salvar o reinado de seu pai em apenas três dias. A seqüência do filme,foi feita muitos anos mais tarde, quando Ariel e o Príncipe Eric estavam casados, felizes, e tinham uma filha, Melody. Para proteger Melody de Morgana, outra bruxa malvada do mar, eles mantiveram sua hereditariedade de sereia em segredo. Melody era curiosa, como sua mãe, e gostava de explorar o mar. Ela se tornou uma peça do jogo de poder de Morgana para roubar o controle do oceano do rei Tritão, mas tudo se ajeitou no fim da história.

Bela Editar

Bela, cujo nome original significa "beleza" em francês, foi ao palácio da Fera para salvar seu pai, Mauríce, um pobre inventor que acidentalmente fora parar no covil da Fera. Furiosa, a Fera no mesmo instante jurou matá-lo, até que Bela chegou e implorou por sua vida. A Fera concordou em não fazer mal a Maurício com uma condição: Bela teria de ficar com a Fera. Assim, iniciou-se a lição de Bela do verdadeiro significado da beleza - uma lição que traria amor e felicidade para
Bela.jpg
sempre. Diferente de muitas outras princesas da Disney, Bela não nasceu com sangue real - casa-se com a realeza. Mas, como todas as princesas da Disney, Bela é bonita, graciosa, leal e meiga. Como Ariel, Bela quebra o modelo de princesa passiva da Disney. Ela é esperta (está sempre lendo um livro), tem opinião (tem uma língua bem afiada) e faz seus próprios jugamentos (não tem paciência com a vaidade superficial de Gaston e enxerga além da aparência amedrontadora da Fera). Seus cabelos e olhos castanhos fazem dela uma das princesas mais identificáveis fisicamente e sua teimosia intencional faz dela uma das princesas mais reais.

Jasmine Editar

Jasmine era uma princesa agradável, totalmente independente e de língua afiada, mas apenas coadjuvante no filme "Aladdin" de Walt Disney Pictures, de 1992. O astro é Aladdin, bastante natural, um ladrão de rua muito experiente que vivia na grande e movimentada cidade árabe de Agrabah, há muito tempo, com seu fiel amigo macaco Abu.
Jasmine.jpg
Quando a princesa Jasmine se entediou de ficar isolada no palácio luxuoso que dava vista para a cidade, saiu sorrateiramente até o mercado, onde por acidente conheceu Aladdin. Por ordens do malvado Jafar (o conselheiro do sultão), Aladdin foi jogado em uma jaula e tornou-se parte do plano do conselheiro para governar aquele reino com a ajuda de uma misteriosa lâmpada. Diz a lenda que apenas uma pessoa que tivesse um coração limpo poderia recuperar a lâmpada da Caverna dos Mistérios. Quando Jafar descobriu que Aladdin se encaixava nessa descrição, tentou chantageá-lo com um plano para casar-se com Jasmine e roubar o poder do sultão. Com identidade dupla e desejos mágicos confundindo tudo, Aladdin supera seu apelido de rato de rua desleal e encontra um caminho para ganhar a mão de Jasmine em casamento e mostrar a todos que é um príncipe de verdade.

Pocahontas Editar

Ao contrário de qualquer princesa anterior a ela, Pocahontas é uma figura histórica desassociada da realeza européia e considerada uma princesa Disney "de honra" por sua reputação de heroína e exemplo de personagem. Sua vida fabulosa como uma nobre e corajosa garota nativa norte-americana tem sido amplamente imaginada em várias
Pocahontas.jpg
lendas, e novamente sua história foi alterada para fazer o filme de Walt Disney em 1995, "Pocahontas". Nessa história, o capitão John Smith liderava um navio de soldados ingleses em direção ao Novo Mundo para buscar ouro para o governador inglês Ratcliffe. Enquanto isso, o chefe nativo do "Novo Mundo", Powhatan, prometeu sua filha, Pocahontas, em casamento para o maior guerreiro da tribo, mas a independente noiva não concordava com o trato. A visão de uma flecha girando profetizou para Pocahontas que uma mudança estava para acontecer. Realmente aconteceu tão logo o navio inglês desembarcou perto de onde morava sua tribo. Entre Ratcliffe, que acredita que os "selvagens" estão escondendo o ouro que ele tanto deseja, e Powhatan, que acredita que esses brancos recém-chegados destruirão a terra deles, Smith e Pocahontas enfrentam uma situação difícil para prevenir uma guerra geral e salvar o amor que têm um pelo outro.

Fá Mulan Editar

Assim como Pocahontas, Mulan é um membro oficial do clube Disney Princesas - mas ela é, na verdade, uma heroína multicultural, não uma princesa de verdade. É uma mulher chinesa baseada em um mito chinês antigo que tem quase 2.000 anos. Real ou não, o filme Mulan da Disney Pictures, de 1998, reconta a história de uma jovem donzela chinesa que queria honrar sua família mas parecia destinada a falhar. Colocou sua vida em perigo quando descobriu que seu pai enfraquecido seria
Mulan.jpg
integrado ao exército para lutar contra a invasão dos Hunos. Sabendo que não sobreviveria aos rigores da guerra em seu país, Mulan decidiu se disfarçar de homem e ir no lugar de seu pai. Sem que ela soubesse, seus ancestrais estavam preocupados com a situação e, para impedir, ordenaram que um pequeno dragão, Mushu, se juntasse a ela para forçá-la a abandonar seu plano. Ele concordou; porém, quando conheceu Mulan, aprendeu que ela não poderia ser convencida e então decidiu ajudá-la a superar os perigos dali em diante. No processo, Mulan se tornou a protagonista atual mais feminista da Disney.

Tiana Editar

Uma jovem brilhante e desembaraçada de 19 anos, que sonha um dia abrir o seu restaurante em Nova Orleães. Inspirada pelo seu falecido pai, ela sabe tudo sobre culinária e como gerir um negócio. Seguiu o seu conselho em sonhar alto e a trabalhar duramente para atingir o seus objetivos, mesmo perante os obstáculos. No entanto, ao longo do tempo, ela foi-se esquecendo do que é realmente importante.
Tiana.jpg
Como se lhe estivesse destinado, uma aventura envolvendo um sapo, um vagalume e um crocodilo revelam-lhe que o que ela quer não é necessariamente o que ela precisa. Tiana é a primeira princesa negra da Disney, ela é sonhadora, otimista, alegre, batalhadora e assim como Bela, não veio de uma realeza. Ela sempre batalhou por todos os seus sonhos e junto com o príncipe Naveen, com quem se apaixonou, ela conseguiu concretizar isso. Inspirada na personagem do conto O Príncipe Sapo dos irmãos Grimm, ela é a décima primeira princesa da Disney.

Rapunzel Editar

Rapunzel pode ter vivido a vida inteira trancada no alto de uma torre escondida, mas ela não é nenhuma donzela em apuros. A garota com cabelos dourados mágicos de 21m de comprimento é uma adolescente cheia de energia e curiosidade, que preenche seus dias com sua arte, seus livros e sua imaginação. Rapunzel tem uma enorme curiosidade com relação ao mundo exterior e alguma coisa parece lhe dizer que o seu verdadeiro destino está além do confinamento da sua torre solitária. Rapunzel sempre obedeceu à Mamãe Gothel, mantendo-se escondida e guardando segredo acerca de
Rapunzel.jpg
seu cabelo mágico… Porém, vem chegando o seu aniversário de 18 anos, e ela está cansada daquela vida protegida e pronta para viver aventuras. Quando um ladrão encantador se refugia na sua torre, Rapunzel desafia Gothel e aproveita a oportunidade para explorar o reino. Acompanhada por Flynn Rider muito a contragosto nessa jornada, Rapunzel deixa a sua torre pela primeira vez na vida, e se lança numa aventura hilária de arrepiar os cabelos, que desenredará muitos segredos ao longo do caminho.

Também no FANDOM

Wiki aleatória