FANDOM

Arquivo:Peter Pan Disney.jpg

Peter Pan é um filme americano do gênero animação produzido pela Disney em 1953 e baseado na peça teatral Peter and Wendy do autor escocês James Matthew Barrie.

É o décimo-quarto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 5 de Fevereiro de 1953. O filme foi dirigido por Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske e produzido por Walt Disney. Peter Pan é o último filme animado lançado pela RKO antes da fundação da distribuidora própria da Disney, a Buena Vista Distribution em 1953.

Peter Pan possui uma sequencia, Return to Never Land de 2002, e uma prequela, Tinker Bell de 2008.

SinopseEditar

Peter Pan, o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa da família Darling na cidade de Londres, pois Wendy, a mais velha dos filhos do casal, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João e Miguel. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, Peter Pan vai até sua casa e ensina a Wendy, João e Miguel o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um pó mágico, que uma pequena fada,Sininho, joga sobre eles.

Peter leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, um ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, conhecido como Capitão Gancho, que jurou se vingar de Peter. Gancho perdeu uma de suas mãos em um duelo com Peter Pan, com ela tendo sido comida por um crocodilo que agora segue sempre o navio do Capitão Gancho, pois quer comer o resto. Tudo realmente se complica quando Sininho fica com muito ciúme de Wendy e quer prejudicá-la.

ProduçãoEditar

A Disney estava tentando comprar os direitos da peça teatral de Barrie desde 1935.Ele finalmente recebeu esses direiros quatro anos depois, após um acordo com o Hospital Great Ormond Street em Londres, com quem Barrie guardou os direitos da peça. Seu estúdio começou o desenvolvimento da história e os designs dos personagens no início dos anos 40, e a intenção era para um lançamento segudo do filme Bambi, mas a Segunda Guerra Mundial forçou o projeto a ser posto de lado. Peter Pan foi o último filme da Disney em que todos os nove membros dos considerados Os Nove Anciões paticiparam como diretores de animação.

MúsicasEditar

As músicas de Peter Pan foram compostas por Sammy Fain, Sammy Cahn, Frank Churchill, Winston Hibler e Ted Sears. Oliver Wallace compos a trilha sonora incidental. Destacam-se as músicas: "The Second Star to the Right", "You Can Fly!" , "A Pirate's Life", "Following the Leader" e "What Made the Red Man Red?". A melodia da música "The Second Star to the Right" foi originalmente escrita para o filme Alice no País das Maravilhas como parte de uma música que teria o nome de "Beyond the Laughing Sky".

Video gamesEditar

Nos jogos Kingdom Hearts, Kingdom Hearts: Chain of Memories, Kingdom Hearts 358/2 Days e Kingdom Hearts Birth by Sleep se pode jogar na Terra do Nunca com participação da fada Sininho. Peter Pan aparece no jogo Kingdom Hearts II.

Elenco Editar

Elenco
Personagem Dublagem EUA Dublagem BRA anos 50 Dublagem BRA anos 90 Dobragem POR
Peter Pan Bobby Driscoll Lauro Fabiano Oberdan Júnior Victor Emanuel
Wendy Darling Kathryn Beaumont Therezinha Adriana Torres Sandra de Castro
Capitão Gancho Hans Conried Aloysio de Oliveira Jorgeh Ramos Vítor Norte
Sr. Smee Bill Thompson Orlando Drummond Carlos Marques Rui Mendes
Sra. Darling Heather Angel Sônia Barreto Vera Miranda Informação não disponível
Sr. Darling Hans Conried Castro Gonzaga Paulo Flores Informação não disponível
João Paul Collins Informação não disponível Vagner Fugandes Gonçalo Sá
Miguel Tommy Luske Informação não disponível Irene Cruz Carmen Omai
Chefe Índio Candy Candido Abelardo Santos Sílvio Navas António Montez

Principais prêmios e indicaçõesEditar

  • Festival de Cannes 1953 (França)
  • Indicado ao prêmio em 1953.

LançamentoEditar

Peter Pan foi lançado nos cinemas dos EUA em 5 de Fevereiro de 1953 e foi re-lançado nos cinemas em 1958, 1969, 1976, 1982 e 1989; no Brasil foi lançado em 10 de Abril de 1953.

O filme se tornou, segundo o site Box Office Mojo, a maior bilheteria do ano de 1953 arrecadando $87,404,651.

O longa-metragem foi lançado em VHS em 1990. Uma edição em THX de aniversário foi lançada em Março de 1998. O primeiro lançamento do filme em DVD foi em 2002 para promover sua sequencia Return to Never Land, em 2007 foi lançada a Edição Platinum do filme em um DVD duplo.

No Brasil foi lançado em VHS no ano de 1993 pela Abril Video e relançado em 1998. Foi lançado pela primeira vez em DVD no ano 2000, em 2002 foi relançado em VHS. Em 2007 foi relançado em DVD duplo pela Coleção Platinum da Disney. Em 2013, foi relançado em DVD juntamente com sua continuação, separadamente e em uma edição contendo os dois filmes em dois discos, além de ser lançado, pela primeira vez, em Blu-ray pela Coleção Diamante de Disney para celebrar o 60º aniversário do filme. A continuação também foi lançada em Blu-ray.

Também no FANDOM

Wiki aleatória