FANDOM

Fantasia é o terceiro longa-metragem de animação no catálogo de animações da Disney.

Descrição do programa

Algumas das obras tocadas no filme são músicas programáticas; isto é, música instrumental que mostra ou sugere histórias em som. No entanto, o programa da Disney, geralmente, não éo mesmo que o original. Esta crítica foi dirigida no filme em si. O anfitrião e narrador do filme, Deems Taylor, introduz cada parte no programa e dá a base sobre a intenção original do compositor. Não háintenção de enganar ninguém a pensar que o acompanhamento visual da Disney foi a "intenção original" do compositor.
Fantasia3 jp.jpg

Algumas das seleções foram encurtadas de seu comprimento total, por uma questão de tempo de execução do filme. Das oito peças, quatro são apresentadas virtualmente completas: Tocata e Fuga, O Aprendiz de Feiticeiro, a Dança das Horas (que na verdade éexpandida), e Ave Maria. A Suíte Quebra-Nozes édespojada de suas Abertura em Miniatura e Marcha, o Rito da Primavera de 25 minutos (o maior segmento do filme) é10 minutos mais curto que o trabalho original de 35 minutos, e o segmento Sinfonia Pastoral é realizado em uma versão de 20 minutos, ao invés do original de Beethoven de 40 minutos completos. Há também pequenas omissões interno em Uma Noite no Monte Calvo.

Fantasia foi produzido com um orçamento de 2.280.000 dólares, aos quais 400.000 dólares - quase um quinto do orçamento - foram para as técnicas de gravação musical.

Tocata e Fuga em Ré MenorEditar

  • Partitura musical: Johann Sebastian Bach - Tocata e Fuga em Ré Menor BWV 565 (Toccata und Fuge in d-Moll) (orquestração própria de Stokowski)
  • Dirigido por Samuel Armstrong
  • Desenvolvimento da história: Lee Blair, Elmer Plummer e Phil Dike
  • Direção de arte: Robert Cormack
  • Pintura de fundo: Joe Stahley, John Hench e Nino Carbe
  • Desenvolvimento visual: Oskar Fischinger
  • Animação: Cy Young, Art Palmer, Daniel MacManus, George Rowley, Edwin Aardal, Joshua Meador e Cornett Wood

Fantasia começa imediatamente (não hácréditos de abertura ou logotipos de qualquer tipo) com as cortinas se abrindo para revelar um palco de orquestra. Músicos são vistos subindo ao palco, tomando os seus lugares e afinando seus instrumentos. O mestre de cerimônias, Deems Taylor, chega e oferece uma introdução ao filme. Stokowski aparece e começa a realizar os primeiros acordes de sua própria orquestração de Tocata e Fuga em RéMenor, de Johann Sebastian Bach (originalmente escrita para órgão solo).

O primeiro terço de Tocata e Fuga éem live-action, e apresenta uma orquestra tocando a peça, iluminada por padrões de luz abstrata definidos a tempo para a música e apoiada por estilizadas (e sobrepostas) sombras. As primeiras poucas partes da peça são tocadas em cada um dos três canais de som (primeiro à direita, depois à esquerda, em seguida, no meio, então todos eles) como uma demonstração de Fantasound. O número segue em uma peça de animação abstrata - a primeira dos estúdios Disney - definida no tempo da música. Tocata e Fuga foi inspirado principalmente pelo trabalho do animador abstrato alemão Oskar Fischinger, que trabalhou por um breve tempo neste segmento. A animação segue de volta para a metragem live-action de Stokowski enquanto a peça termina, estabelecendo o precedente para o resto dos números musicais.

Embora a Orquestra de Filadélfia tenha gravado as músicas para o filme (com exceção de O Aprendiz de Feiticeiro), ela não aparece em cena; a orquestra usada no filme écomposta por músicos locais de Los Angeles e funcionários dos estúdios Disney, como James Macdonald e Paul J. Smith, que faz mímica das trilhas pré-gravadas por Stokowski e a Orquestra de Filadélfia. Originalmente, a Orquestra de Filadélfia foi programada para ser filmada na introdução e nos segmentos intersticiais, mas considerações sindicais e orçamentais impediram que isso acontecesse.

Suíte Quebra-NozesEditar

  • Partitura musical: Pyotr Ilyich Tchaikovsky - Suíte Quebra-Nozes Op. 71ª (Shchelkunchik)
  • Dirigido por Samuel Armstrong
  • Desenvolvimento da história: Sylvia Moberly-Holland, Norman Wright, Albert Heath, Bianca Majolie e Graham Heid
  • Designs dos personagens: John Walbridge, Elmer Plummer e Ethel Kulsar
  • Direção de arte: Robert Cormack, Al Zinnen, Curtiss D. Perkins, Arthur Byram e Bruce Bushman
  • Pintura de fundo: John Hench, Ethel Kulsar e Nino Carbe
  • Animação: Art Babbitt, Les Clark, Don Lusk, Cy Young e Robert Stokes
  • Coreografia: Jules Engel

A Suíte Quebra-Nozes, uma seleção de peças do ballet de Tchaikovsky já clássico O Quebra-Nozes, é uma representação personificada da mudança das estações; primeiro do verão para o outono, e depois do outono ao inverno. Ao contrário do original de Tchaikovsky, esta versão de O Quebra-Nozes não tem enredo. Possui uma variedade de danças, assim como no original, mas dançado por fadas, peixes, flores, cogumelos e folhas animados; nenhum quebra-nozes de verdade évisto nesta versão. Muitos elementos são processados ​​cuidadosamente e meticulosamente usando técnicas como drybrush e airbrush. Os segmentos musicais são os seguintes:

No amanhecer sobre um prado, durante a "Dança da Fada Açucarada", fadas minúsculas espalham gotas de orvalho em cada flor e popa.

Um aglomerado de minúsculos cogumelos, trajando vestes longas e chapéus de coolie, lembrando chineses (mais um cogumelo pequeno sempre fora-de-passo), realizam a "Dança Chinesa".

Flores multicoloridas em forma de bailarinas realizam a "Dança das Flautas".

Um cardume de peixes dourados realizam a graciosa "Dança Árabe".

Cardos de chutes altos, vestidos como cossacos, e orquídeas, vestidas como lindas meninas camponesas russas, se unem para a selvagem "Dança Russa".

No segmento musical final, "Valsa das Flores", fadas de Outono colorem tudo que tocam em marrom e ouro com suas varinhas. Então as fadas de geada chegam e tudo se torna parte de um padrão gelado e brilhante entre os flocos de neve caindo.

Uma novidade da versão pitoresca de Fantasia é que, durante seu comentário sobre a Suíte' 'Quebra-Nozes, Deems Taylor observa que o baléO Quebra-Nozes completo "não é realizado mais". Os Estados Unidos não viram uma encenação completa do Quebra-Nozes até 1944, quatro anos depois de Fantasia, e com o estadiamento de George Balanchine, em 1954, com o New York City Ballet, estabelecendo a tradição moderna de realizar o ballet na época do Natal.

O Aprendiz de FeiticeiroEditar

  • Partitura musical: Paul Dukas - O Aprendiz de Feiticeiro (L'Apprenti Sorcier)
  • Dirigido por James Algar
  • Desenvolvimento da história: Perce Pearce e Carl Fallberg
  • Direção de arte: Tom Codrick, Charles Phillipi e Zack Schwartz
  • Pintura de fundo: Claude Coats, Stan Spohn, Albert Dempster e Eric Hansen
  • Supervisores de animação: Fred Moore e Vladimir Tytla
  • Animação: Les Clark, Riley Thompson, Marvin Woodward, Preston Blair, Edward Love, Ugo D'Orsi, George Rowley e Cornett Wood

O Aprendiz de Feiticeiro, talvez o mais conhecido curta de Mickey Mouse depois da sua estreia em O Vapor Willie (1928), foi adaptado do poema de Goethe "Der Zauberlehrling". Éa história do ambicioso, mas preguiçoso, assistente do feiticeiro Yen Sid, que tenta realizar alguns dos feitos mágicos de seu mestre, antes mesmo de saber a maneira correta de controlá-los. Mickey faz o papel do aprendiz.

Depois que a música termina, Mickey e o maestro Leopold Stokowski, vistos em silhueta, parabenizam um ao outro com um aperto de mão live-action/animação. Na versão roadshow original, depois de Mickey sair, Deems Taylor e os músicos são vistos aplaudindo Mickey e Stokowski.

O Rito da PrimaveraEditar

  • Partitura musical: Igor Stravinsky - A Sagração da Primavera (Le Sacre du Printemps)
  • Dirigido por Bill Roberts e Paul Satterfield
  • Desenvolvimento/Pesquisa da história: William Martin, Leo Thiele, Robert Sterner e John Fraser McLeish
  • Direção de arte: McLaren Stewart, Dick Kelsey e John Hubley
  • Pintura de fundo: Ed Starr, Brice Mack e Edward Levitt
  • Supervisão de animação: Wolfgang Reitherman e Joshua Meador
  • Animação: Philip Duncan, John McManus, Paul Busch, Art Palmer, Don Tobin, Edwin Aardal e Paul B. Kossoff
  • Efeitos especiais: Gail Papineau e Leonard Pickley
A re-interpretação imaginativa da Disney da música A Sagração da Primavera apresenta uma versão condensada da história da Terra desde a formação do planeta, atéas primeiras criaturas vivas, até a era, o reino e a extinção dos dinossauros. A sequência de animação exibiu realisticamente criaturas pré-históricas, incluindo Tiranossauro Rex, Dimetrodon, Parassaurolofo, Apatosauro, Tricerátops, Ornitomimo e Estegossauro, e utilizou extensos e complicados efeitos especiais para retratar os vulcões, a lava fervente e terremotos. O dinossauro carnívoro grande atacando o Estegossauro é um vil Tiranossauro Rex, de acordo com a introdução preliminar do segmento de
1940 - Fantasia.jpg
Deems Taylor, e esboços de conceito dos artistas. A Disney também mudou a ordem dos movimentos da peça. O segmento, após começar com os primeiro, segundo e terceiro movimentos, omite o quarto e reordena todos os outros. A Danse de la terre é colocada perto do final do desenho, em vez de no meio do trabalho. No final, orquestra repete a introdução lenta da Sagração, o que não acontece na obra original (o original termina com uma violenta Dança 'Sacrificial - também omitida na versão Disney - e uma colisão orquestral).

A versão itinerante do filme apresenta um momento humorístico omitido na versão de lançamento geral. Quando Deems Taylor anuncia o título do trabalho, há uma queda súbita alta na seção de percussão, e vemos que o tocadore de carrilhão caiu acidentalmente contra o seu instrumento. Ele levanta-se timidamente, para gargalhadas de Taylor e dos outros músicos.

Intervalo/Conheça da Trilha SonoraEditar

  • Dirigido por Ben Sharpsteen e David D. Hand
  • Animação principal: Joshua Meador

Deems Taylor anuncia um intervalo de quinze minutos após a conclusão de A Sagração da Primavera. Os músicos são vistos saindo do palco da orquestra, e as portas se fecham para revelar um título. Após o intervalo, o filme iria ser iniciado novamente. Em cena, as portas do palco são abertas novamente, e Taylor e os músicos da orquestra são vistos retornando para seus respectivos lugares.

Depois do intervalo, háuma improvisação de jazz liderada por um clarinetista na orquestra, seguido imediatamente pela breve sequência Conheça a Trilha Sonora que dáao público um exemplo estilizado de como o som éprocessado como formas de onda para gravar a música para Fantasia. A sequência apresenta animações pelo animador de efeitos Joshua Meador e sua equipe, que dão à trilha sonora (inicialmente uma linha sinuosa que muda em várias formas baseadas em sons individuais tocados na trilha sonora) uma personalidade distinta.

Os instrumentos são harpa, violino, flauta, trompete, fagote e percussão, incluindo bumbo, tarol, pratos e triângulo.

Sinfonia PastoralEditar

  • Partitura musical: Ludwig van Beethoven - Sinfonia n.º 6 em Fá, Op. 68 "Pastorale"
  • Dirigido por Hamilton Luske, Jim Handley e Ford Beebe
  • Desenvolvimento da história: Otto Englander, Webb Smith, Erdman Penner, Joseph Sabo, Bill Peet e George Stallings
  • Designs dos personagens: James Bodrero, John P. Miller e Lorna S. Soderstrom
  • Direção de arte: Hugh Hennesy, Kenneth Anderson, J. Gordon Legg, Herbert Ryman, Yale Gracey e Lance Nolley
  • Pintura de fundo: Claude Coats, Ray Huffine, W. Richard Anthony, Arthur Riley, Gerald Nevius e Roy Forkum
  • Supervisão de animação: Fred Moore, Ward Kimball, Eric Larson, Art Babbitt, Oliver M. Johnston, Jr. e Don Towsley
  • Animação: Berny Wolf, Jack Campbell, Jack Bradbury, James Moore, Milt Neil, Bill Justice, John Elliotte, Walt Kelly, Don Lusk, Lynn Karp, Murray McClellan, Robert W. Youngquist e Harry Hamsel

A Sinfonia' Pastoral utilizou estilos delicados de cores para retratar um mundo antigo e mítico grego de centauros, famílias de pégasos, os deuses do Olimpo, faunos, cupidos e outras criaturas lendárias e personagens da mitologia clássica. Conta a história do encontro de criaturas mitológicas em um festival à honra de Baco, o deus do vinho montando seu burro com chifres, o que éinterrompido por Zeus, que decide se divertir um pouco jogando raios nas pessoas.

Disney originalmente pensou em usar Cydalise de Gabriel Pierné como a música para a seção mitológica do programa. No entanto, devido a problemas na colocação da história na música, a decisão tomada foi abandonar Cydalise.

Dança das HorasEditar

  • Partitura musical: Amilcare Ponchielli - La Gioconda: Dança das Horas
  • Dirigido por T. Hee e Norm Ferguson
  • Designs de personagem: Martin Provensen, James Bodrero, Duke Russell e Earl Hurd
  • Direção de arte: Kendall O'Connor, Harold Doughty e Ernest Nordli
  • Pintura de fundo: Albert Dempster e Charles Conner
  • Supervisão de animação: Norm Ferguson
  • Animação: John Lounsbery, Howard Swift, Preston Blair, Hugh Fraser, Harvey Toombs, Norman Tate, Hicks Lokey, Art Elliott, Grant Simmons, Ray Patterson e Franklin Grundeen

Os dançarinos da manhãsão representados por Madame Upanova e seus alunos avestruzes. Os dançarinos do dia são representados por Jacinta Hipo e seus servos hipopótamo (para esta seção a peça é expandida por uma repetição modificada e reorquestrada da música da "manhã"). Os dançarinos da tarde são representados por Elefancine e sua trupe elefantes estourados de bolha. Os dançarinos da noite são representados por Ben Jacaré e seus rivais jacarés. O final vêa perseguição caótica que segue entre todos os personagens vistos no segmento, até que, eventualmente, decidem dançar juntos.

O segmento termina com o palácio desmoronando.

Uma Noite no Monte Calvo/Ave MariaEditar

  • Partitura musical:
  • Dirigido por Wilfred Jackson
  • Desenvolvimento da história: Campbell Grant, Arthur Heinemann e Phil Dike
  • Direção de arte: Kay Nielsen, Terrell Stapp, Charles Payzant e Thor Putnam
  • Pintura de fundo: Merle Cox, Ray Lockrem, Robert Storms e W. Richard Anthony
  • Letra de Ave Maria em inglês: Rachel Field
  • Diretor de coro: Charles Henderson
  • Solo de ópera: Julietta Novis
  • Supervisão de animação: Vladimir Tytla
  • Animação: John McManus, William N. Shull, Robert W. Carlson, Jr., Lester Novros e Don Patterson
  • Efeitos especiais de animação: Joshua Meador, Miles E. Pike, John F. Reed e Daniel MacManus
  • Efeitos especias de câmera: Gail Papineau e Leonard Pickley

O segmento de Noite no Monte Calvo é uma vitrine para o animador Bill Tytla, que deu ao demônio Chernabog um poder e intensidade raramente vistos em filmes da Disney. A convocação noturna de Chernabog de seus túmulos, delegous as almas inquietas.

O horror dos demônios, fantasmas, esqueletos, bruxas, harpias e outras criaturas do mal em Noite no Monte Calvo chega a um fim abrupto com o som do sino Angelus, que envia Chernabog e seus seguidores de volta ao esconderijo, e a câmera multiplana segue do Monte Calvo para revelar uma linha de fiéis vestidos de figuras religiosas com tochas acesas. A câmera lentamente os segue enquanto eles caminham pela floresta e nas ruínas de uma catedral ao som da Ave Maria.

Também no FANDOM

Wiki aleatória