FANDOM

Saludos Amigos' (Alô, amigos no Brasil e Olá amigos em Portugal) é um filme estadunidense do gênero animação produzido pela Disney em 1942.

É o sexto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e teve sua premiere no Rio de Janeiro em 24 de Agosto de 1942, nos EUA o filme foi lançado em 6 de Fevereiro de 1943. Situado na América Latina, o filme possui quatro diferentes segmentos; Pato Donald estrela dois e Pateta um. O filme mostra a primeira aparição de Zé Carioca.

Saludos Amigos foi tão popular que a Disney resolveu fazer outro filme sobre a América Latina, The Three Caballeros, que foi produzido dois anos depois.
Amigos.png

Segmentos do filmeEditar

Este filme possui quatro segmentos, cada um deles começa com imagens dos artistas da Disney visitando o país, fazendo desenhos da cultura local e dos cenários.

Lago TiticacaEditar

Nesse segmento, o turista americano Pato Donald visita o Lago Titicaca conhecendo os nativos e tendo problemas com uma lhama.

PedroEditar

A sinopse de Pedro diz respeito ao pequeno avião partindo do Chile, em sua primeira viagem para pegar correspondência aérea em Mendoza, com resultados quase desastrosos. Este segmento foi lançado depois como um curta independente em 13 de Maio de 1955 pela RKO Pictures.

El Gaucho GoofyEditar

Nesse segmento, Pateta é um cowboy americano que vai misteriosamente para os pampas argentinos onde aprende sobre os nativos. Esse segmento foi editado para o lançamento na coleção Gold Classic Collection VHS/DVD para remover uma cena onde Pateta aparece fumando um cigarro 3 Esse corte aparece novamente no DVD da Coleção Clássica dos Cavaleiros Disney.4 Essa sequencia foi restaurada pois muitos fans pediram pela versão sem cortes. A versão sem cortes desse filme está entre os bônus do DVD do longa Walt & El Grupo.

Aquarela do BrasilEditar

Ver artigo principal: Aquarela do Brasil (curta-metragem) Aquarela do Brasil, o final do filme, traz um novo personagem, Zé Carioca, passeando pela América do Sul com Pato Donald e o ensinando o samba (com as músicas "Aquarela do Brasil" e "Tico-tico no Fubá").

ElencoEditar

Dublagem BrasileiraEditar

CuriosidadesEditar

  • Walt Disney estava interessado em expandir suas relações com os países da América do Sul e com o filme quis fazer uma grande homenagem aos povos sul-americanos, e em particular ao Brasil. De Saludos Amigos nasceu o personagem Zé Carioca, o papagaio com espírito brasileiro.
  • O nome "Zé Carioca" surgiu da concepção de que Joe (José) é um nome comum entre países sul- americanos, e "Carioca" como conseqüência de sua vinda ao Rio de Janeiro. No Brasil, tornou-se apenas "Zé Carioca"; nos Estados Unidos e França o personagem se chama "Joe Carioca", na Espanha e América Espanhola ele se chama "Pepe Carioca" e, apenas na Itália é que seu nome é "José Carioca". Mas Zé Carioca tornou-se realmente famoso mais tarde, com o filme The Three Caballeros, no qual convida o Pato Donald a visitar o Brasil.
  • O filme custou menos de 300 mil dólares e deu um bom lucro ao estúdio que, depois do fim da guerra, a partir de 1946, fez cerca de oito versões, mantendo em todas a música Aquarela do Brasil, cantada em português.
  • José Oliveira, dublador original do Zé Carioca no filme, serviu de inspiração à Disney na composição do papagaio. Ele era um músico paulista que tinha jeito de malandro, típico do brasileiro na época.
  • Saludos Amigos foi o primeiro filme a ter atores reais contracenando com personagens animados.

Também no FANDOM

Wiki aleatória