FANDOM

Arquivo:The Princess and the Frog pôster.jpg
A Princesa e o Sapo (título original: The Princess and the Frog), é um filme animado pela Walt Disney Animation Studios baseado no conto do Príncipe Sapo. Este é o primeiro longa produzido com animação tradicional desde Nem que a Vaca Tussa (2004). Dirigido por Ron Clements e John Musker,a música foi composta pelo vencedor do Oscar Randy Newman. A atriz vencedora do Tony Award Anika Noni Rose dubla a personagem principal, Tiana. O filme estreou nos cinemas em 11 de dezembro de 2009. O cantor Ne-yo compos a música que toca nos créditos do filme que chama "Never Knew I Needed".

EnredoEditar

Tiana é uma moça que vive na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz, que sonha um dia abrir um restaurante onde pessoas de todos os lugares façam filas enormes para experimentar sua comida, inspirada pelo seu falecido pai James. Em nome desse sonho ela abre mão de tudo mais que a vida tem a oferecer, trabalhando arduamente dia após dia para conseguir realizá-lo o que preocupa sua mãe Eudora que costura para famílias ricas, como a da mimada Charlotte. Tiana sabe cozinhar e dar valor ao trabalho, o que aprendeu com seu pai que trabalhava duro como cozinheiro.

Negra e de origem humilde, Tiana sempre se esforçou para juntar dinheiro e, enfim, poder montar seu próprio negócio, no entanto, ao longo do tempo, ela foi-se esquecendo do que é realmente importante. Quando o Príncipe Naveen, um atraente e exótico príncipe do país longínquo de Maldonia, está de visita a Nova Orleães para conhecer o local onde nasceu o jazz, Charlotte percebe nele a chance de se casar e tornar real o sonho de ser uma princesa, para isso realiza uma festa ao nobre, e chama a amiga Tiana para preparar a comida. Porém, o jovem tem um problema de responsabilidade e foi recentemente deserdado pelos seus pais por causa da sua vida boémia, ele está ali apenas pela música e em busca de uma jovem rica que o possa sustentar. Percebendo isso, o sinistro e carismático bruxo Dr. Facilier o oferece um acordo, para evitar o trabalho e manter o seu estilo de vida luxuoso e acaba lançando uma magia que transforma Naveen em um sapo. Para desfazer o feitiço, o príncipe precisará convencer uma princesa a lhe dar um beijo. Disposta a ajudar, Tiana beija o sapo e acaba se tornando numa rã. juntos, os dois terão que encontrar um meio de desfazer o encanto. Cruzando as florestas e pântanos da Louisiana, eles conquistam a simpatia do divertido Louis, um grande músico que não consegue agradar o público por ser um enorme crocodilo, e Ray, um romântico e apaixonado pirilampo. Juntos, os quatro precisam encontrar a fada madrinha baiana Mama Odie que vive nas profundezas do Louisiana por esta ser a única que pode ajudar a torná-los humanos novamente, Enquanto isso Lawrence, o pomposo e rígido criado do príncipe Naveen tenta se casar com Charlote para ser rico e rei pois apesar de ser um leal servo, inveja o charme, a boa aparência e o status de Naveen, facto que o Dr. Facilier irá aproveitar. Depois de muitas peripécias, no final ao lado de Tiana, Naveen aprende que o dinheiro não é tudo na vida, e que precisa do amor e de seus amigos, ele se apaixona por Tiana e descobre uma grandeza de espírito que desconhecia ter e Tiana percebe que o que ela quer não é necessariamente o que ela precisa que são seus amigos e Naveen, no fim o Dr. Facilier morre engolido por uma estátua Tiki enfeitiçada e Naveen e Tiana (como sapo e rã) beijam-se, transformando-se novamente em humanos, por se amarem de verdade. Ela e Naveen se casam e ele ajuda-a em seu sonho de abrir seu próprio restaurante. No final do filme não fica claro se os pais de Naveen restauraram-lhe ou não sua fortuna, mas presume-se que sim.

Elenco Editar

Abaixo segue a lista do elenco principal e seus dubladores em outras versões:

Personagem Original  Dublador  Dublador 
Tiana Anika Noni Rose Kakau Gomes Ana Vieira
Príncipe Naveen Bruno Campos Rodrigo Lombardi Paulo Vintém
Dr. Facilier Keith David Sérgio Fortuna Rui de Sá
Louis Michael-Leon Wooley Mauro Ramos
Charlotte La Bouff Jennifer Cody Iara Riça Mafalda Teixeira
Ray Jim Cummings Márcio Simões
Lawrence Peter Bartlett Hércules Fernando
Mama Odie Jenifer Lewis Selma Lopes Natália Luísa
Sr. La Bouff John Goodman Reinaldo Pimenta Fernando Luis
Reggie Ritchie Montgomery Mário Monjardim
Eudora Oprah Winfrey Izabel Lira
James Terrence Howard Duda Ribeiro Pedro Bargado
Jovem Tiana Elizabeth Dampier Beatriz Figueira
Jovem Charlotte Breanna Brooks Francisca Borges

Também no FANDOM

Wiki aleatória