FANDOM

Arquivo:Adamaeovagabundo.jpg
A Dama e o Vagabundo (no original em inglês: Lady and the Tramp) é um filme americano de animação produzido pela Disney em 1955 e baseado em conto do autor Ward Greene.

É o décimo-quinto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 22 de Junho de 1955. O filme foi dirigido por Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske e produzido por Walt Disney. A Dama e o Vagabundo é o primeiro filme animado fimado em Widescreen pela CinemaScope.

Possui uma sequência, Lady and the Tramp II: Scamp's Adventure de 2001.

SinopseEditar

Jim Darling ( Querido na versão original) e sua esposa, Darling, mora em uma casa em uma pequena cidade tranquila em New England . Uma véspera de Natal, Jim oferece um jovem cão cocker spaniel sua esposa, que o nome Lady. Jim visa educar o cachorro, mas suas lágrimas e perseverança fazem Lady capaz de dormir no pé da cama de seus mestres, que se torna um hábito. Com a idade de seis meses, ela recebeu um colar com uma placa gravada. O bairro inclui vários outros cães, jóquei, um terrier escocês , e César, um velho cão de caça St Hubert 1 , o último dos quais, de acordo com Jock, perdeu o sentido do olfato. Um pouco mais tarde, um cão vadio apelidado de "Tramp", passa seu tempo procurando comida nas lojas e ajudar seus amigos capturados por quilo.

Um dia de outono, a senhora perguntou sobre as mudanças no comportamento de seus mestres. Jock e César sugerem a provável causa do nascimento de um bebê. Vagabundo, que estava passando, então, quando Lady revela seus mestres ter um bebê, a bela vida que ela leva chegará ao fim. Se Jock e César optar por ignorar o bastardo, Lady interroga-se sobre o seu futuro e seu lugar na casa. O bebê nasceu na primavera e outras mudanças ocorrem: Lady agora ocupa o segundo lugar, apesar de um pouco de atenção.

Quando a tia Sarah, dono de dois siameses , apenas cuidar do lar e jovem bebê, enquanto o casal vai em uma viagem, foi Lady que é acusado de crimes de dois gatos. Tia Sarah leva Senhora a uma loja para comprar um focinho. Senhora e, em seguida, fugiu, depois de vagar na cidade, encontrar ajuda e conforto de Tramp. Ele defende os três cães que prosseguidos. Para ajudar a senhora para lançar seu focinho, ele a leva para o zoológico. Tramp então fingiu pertencer a uma forma multilingue para distrair o tratador. Uma vez dentro do parque, dois cães à procura de uma maneira de liberar Senhora. Os macacos são de nenhuma ajuda, o jacaré tenta comer a hiena rir. A solução veio com o castor que corta focinho que Tramp vendeu-o como um cinto de segurança.

Lady lançado, então Tramp apresenta sua vida de liberdade com a família todas as noites. Ele oferece um jantar com Tony, o restaurante italiano cujo chef chamado Joe. Tony, que chamou Bandito, moveu uma mesa para dois e que o casal usou um prato de espaguete e almôndegas. Tony e Joe, em seguida, correr para interpretar Bella Nota acordeão e bandolim. Ambos os cães ao comer os mesmos spaghetti e um beijo. Eles andam em um parque como amantes e parte das pernas em um coração ao pé de uma fonte. Ambos os cães passam a noite na beira do parque com vista para a cidade. No dia seguinte, A Dama eo Vagabundo cidade licença e jogar galinhas assustar, mas Lady é capturado e enjaulado no canil. Ela descobriu entre outros Pedro, Boris e Peg que lhe ensinar o ponto fraco do Tramp, conhecido por ser um despreocupado cadelas cavaleiro, mas o destino dos cães da libra. Com seu colar, o goleiro faz Lady aos seus mestres. Voltou para casa, Lady é encontrado ligado a seu nicho no jardim. Jock e César tenta consolá-la. Tramp acontece depois, mas seu humor e seu bom humor irritar os outros três cães. Jock e César licença, mas Lady, furioso persegue.

A tempestade quebrou e que é quando um rato entra no jardim e mel na casa diretamente para o quarto do bebê. Lady latidos wake tia Sarah a soma de ficar em silêncio, mas também estão de volta Tramp. Alertou para o perigo para o bebê, Vagabundo entra na casa, sobe as escadas e luta contra os ratos. Lady consegue separar a cadeia e siga Tramp. O rato vai para o berço, derrubado por Tramp, fazendo com que o choro do bebê. A sala está de cabeça para baixo, mas o rato está morto, morto por Tramp atrás de uma cortina. Tia Sarah, em seguida, entra no quarto e surpreende Vagabundo e A Dama e o berço capotou. Abrange Tramp no armário e chamou a libra depois de colocar Lady na adega.

Arquivo:A dama e o vagabundo.jpg

Foi quando o policial apreendeu a participação Tramp com Mel chega em casa, perturbada. Lady corre no quarto e mostra o rato sob a cortina. Jock e César, com vergonha de ter julgado mal o sacana decidiu ir salvar Tramp antes de ser morto e correr para a libra, mas a falta de talento César parece uma desvantagem, especialmente quando ele deve passar por várias poças . Eles ainda conseguem bater antes da chegada da carroça transportando Tramp e causar um acidente, lançando o veículo. Logo após o motor do carro Cheri Lady chega com sua prancha. Mas a carroça virada ferido César. A história termina com o Natal seguinte, quando Lady e Tramp, reuniram-se Jim e Querida Querida, bem-vinda Jock e César véspera de Natal com os seus quatro filhotes, três mulheres como Lady e Vagabundo como um macho. A pedido da jovem, César tenta contar uma história, mas já não me lembro o que ele disse o avô.

MúsicaEditar

A trilha sonora do filme foi lançada em LP em 22 de Junho de 1955. Ela foi re-lançada em 16 de Setembro de 1997 e em 2006 com faixas remasterizadaas. A gravadora foi a Walt Disney Records.

Principais prêmios e indicaçõesEditar

  • BAFTA 1956 (Reino Unido)
  • Indicado na categoria de melhor filme de animação.
  • Prêmio David di Donatello 1956 (Itália)
  • O prêmio David foi concedido a Walt Disney.
  • Satellite Awards 2006 (EUA)
  • O filme foi indicado na categoria melhor DVD jovem.

Elenco Editar

Elenco
Personagem Dublagem EUA Dublagem Brasil 1955 Dobragem Portugal
Dama/Lady Barbara Luddy Selma Lopes Paula Fonseca
Vagabundo/The Tramp Larry Roberts Aloysio de Oliveira Carlos Macedo
Tia Sarah Verna Felton Estelita Bell Informação não disponível
Querida Peggy Lee Sônia Barreto Informação não disponível
Joca Bill Thompson Magalhães Graça Pedro Pinheiro
Bull/Dachsie /Joe Bill Thompson Informação não disponível José Martins
Caco / Truta Bill Baucom Luiz Motta José Raposo
Castor/The Beaver Stan Freberg Orlando Drummond Cardoso Informação não disponível
Boris Alan Reed Informação não disponível Paulo Oom
Tony George Givot Castro Gonzaga Informação não disponível
Jim Querido/Jim Dear Lee Millar Ênio Santos Informação não disponível
Toughy Dallas McKennon Informação não disponível Sérgio Silva
Pedro Dallas McKennon Informação não disponível André Maia
Si/Am Peggy Lee Informação não disponível Carla de Sá
Peg Peggy Lee Informação não disponível Isabel Ribas / Rita Guerra (canções)

LançamentoEditar

Apesar de algumas críticas negativas, o filme foi um grande sucesso de bilheteria quando lançado em 1955, tornando-se um dos filmes de animação mais populares com o público.

A Dama e o Vagabundo foi lançado nos cinemas dos EUA em 22 de Junho de 1955 e foi re-lançado nos anos de 1962, 1971, 1980 e 1986; no Brasil foi lançado em 24 de Junho de 1955; em Portugal foi lançado em 28 de Setembro do mesmo ano.

Foi lançado pela primeira vez em VHS em 1987 nos EUA e em 1998 foi relançado também em VHS pela coleção Walt Disney Masterpiece Collection. No ano de 1999 o filme foi lançado pela primeira vez em DVD e em 28 de Fevereiro de 2006 foi re-lançado na Edição Platinum com DVD duplo remixado com som 5. Disney Enhanced Home Theater Mix.

No Brasil o longa foi lançado 2 vezes em vídeo em 1991 e em 1997 pela Abril Vídeo. Foi lançado 2 vezes em DVD, em 2000 e em 2006 com a Buena Vista Home Entertainment e Walt Disney Home Entertainment (Edição Especial).

Também no FANDOM

Wiki aleatória